Projeto Água

Projeto Água

Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais.

Pensando nisto, a empresa Carbografite criou em outubro de 2004 a ONG Projeto Água, desenvolvida para instruir a sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos.

O Projeto mostra através de seus programas e da Fazenda Projeto Água que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

visão

Ser reconhecida como um modelo internacional de organização não governamental na preservação e recuperação dos recursos hídricos.

missão

Conscientizar e instruir a população em geral sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no planeta.

objetivos

Promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio-ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

Programas

O Projeto Água, através de seus cinco programas, procura mostrar aos seus beneficiários que com pequenas atitudes, podemos fazer uma grande diferença:

programa reflorestamento

Consiste em levar crianças, jovens e adultos para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, já que a educação ambiental tem sido grande aliada ao processo de mudanças comportamentais, uso e valoração dos recursos naturais. O desenvolvimento da árvore ao longo do tempo pode ser acompanhado pelos participantes do programa, no local de plantio.

programa reflorestamento

programa água é vida

Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos.

programa água é vida

programa água para todos

Objetiva divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Dentre as ações realizadas estão: participação em feiras, distribuição de material informativo, site na internet.

programa HORTA ESCOLA

Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa. Todo o processo de irrigação da Horta Escola é feito pelo método de gotejamento, fazendo com que 95% da água destinada seja aproveitada ( no processo tradicional, apenas 55% da água é aproveitada para o cultivo). Na Horta Escola, plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações e com a sustentabilidade do planeta.


Parceiros do Programa Horta Escola: Carbografite, Agristar, Itaverde, Mudas Katsumoto, Astro Agrícola e Marmoraria Itaipava.
Responsável Técnica: Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues

programa HORTA ESCOLA

Jardim dos Sentidos

O programa é destinado à aproximação dos deficientes físicos e visuais, de crianças com dificuldade de aprendizagem, de idosos e de pessoas que queiram desfrutar dos sentidos de um jardim e aprender sobre o plantio, solo, água e plantas. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza. O programa foi desenvolvido para receber a visita de todos que queiram vivenciar práticas agrícolas e entender as dificuldades de deficientes visuais, pois os visitantes passam por todo o circuito com os olhos vendados.

O jardim ocupa uma área de 400 m2 e estará aberto a grupos e turmas de escolas, mediante agendamento prévio.


Parceiros do Programa Jardim dos Sentidos: Carbografite, Carolina Rodrigues, Lions Petrópolis, Agristar, Erigma Filmes, Mudas Katsumoto, Astro Irrigações, Trutas do Firmeza, Itaverde, Verdejágua, Empório Bendito Pão, Cetal, Escola Municipal Fábrica do Saber, Hobby Animal, Árvores do Brasil e Brasil Design.
Responsável Técnica: Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues

ardim dos Sentidos

fazenda projeto água

Localizada no município de Petrópolis – RJ, inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a Fazenda Projeto Água é o principal instrumento de efetivação da ONG. Com áreas destinadas a atividades educativas de preservação ao Meio Ambiente, lazer, apoio e treinamento de voluntários a Fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais, sem degradá-los.

A sua criação partiu da necessidade percebida pela equipe do Projeto Água de uma área onde pudessem ser realizadas as ações da ONG e onde os participantes interagissem com o Meio Ambiente.

A Fazenda Projeto Água possui 210 mil m2 de extensão, sendo que desta área, 110 mil m2 são destinados exclusivamente ao reflorestamento. A Fazenda possui ainda, 32 nascentes de águas catalogadas; 4 lagos artificiais e 1 lago natural; área de lazer, uma horta orgânica e uma estufa; estando em fase de acabamento Centro de Estudos com biblioteca, sala de leitura e sala de apresentações; alojamentos; área de apoio; laboratórios – voltados para pesquisa e estudo na área ambiental..

Receba nossos informativos

Nome:

videos



campanhas

veja mais

onde estamos